Pastoral da Criança
A base de todo o trabalho da Pastoral da Criança é a comunidade e a família. A dinâmica consiste em treinar líderes comunitários, moradores da própria comunidade, para a mobilização das famílias em atividades de combate à mortalidade infantil e de melhoria da qualidade da vida familiar. O trabalho do líder é o de acompanhar gestantes e crianças carentes até seis anos de idade, ensinando as mães e demais familiares ações básicas de saúde, nutrição e educação, envolvendo especialmente a vigilância nutricional e o desenvolvimento integral da criança, além de outros cuidados.
A Pastoral da Criança desenvolve uma ação direta com as famílias, sem depender de estrutura local. Cada líder visita perto de 15 famílias, a quem dá apoio e acompanhamento constante. Para isto é necessário dispor de uma ou duas tardes por mês, de um horário extra para visita mensal e disponibilidade para os treinamentos.
Possuímos cinco grupos atuantes, dispersos pela paróquia, atendendo cerca 100 crianças, reativando um grupo em uma outra comunidade. O índice de crianças desnutridas vem diminuindo gradativamente também com a utilização da farinha “multi-mistura” processada no Centro Paroquial junto à Igreja Matriz por um grupo de mães e líderes.
Estamos atendendo com este serviço outras paróquias também.
Outras formas de ajudar a Pastoral da Criança: brincando, cantando, contando histórias para as crianças, bastando que participe do planejamento da comunidade. Pode ser também preparando o lanche do dia da Celebração da Vida, quando se pode ajudar na confecção da merenda ou simplesmente fornecer o material; adquirindo ou contando notas fiscais ou mesmo autorizando o débito da COELBA, com valores de R$ 0,50 a 2,00, mensalmente, na conta de luz.