71 3287.3445

escola fé 1 110616 escolafé siteEscola da Fé – Casa da Palavra

Atenta às necessidades e aos “sinais dos tempos”, a Paróquia Santo Amaro de Ipitanga, criada em 1608, localizada na Cidade de Lauro de Freitas-BA, visa implantar a Escola de Fé com o intuito de promover a formação de leigos e leigas mais conscientes na fé, bem como agentes de pastoral e lideranças, que possam atuar nos diversos âmbitos e atividades paroquiais, fornecendo-lhes conteúdos que os auxiliem na execução das suas atividades eclesiais e sociais, levando “[…] o Evangelho às pessoas com quem se encontra, tanto aos mais íntimos como aos desconhecidos”[1].

Além de proporcionar à comunidade um aprofundamento científico e pastoral da ciência teológica, a Escola de fé poderá favorecer um fortalecimento na dimensão espiritual dos alunos e colaboradores que, encontrando-se com Jesus na  editação da Palavra, estejam devidamente preparados espiritualmente e impulsionados à Missão. Pois, ao contribuir com reflexões e ações requeridas pelos desafios da Nova Evangelização, a formação de discípulos missionários torna-se uma prioridade para a nossa Paróquia, que, “sendo Casa da Palavra […] há de promover uma nova evangelização”[2], sobretudo porque o anúncio do Evangelho é o ministério mais eminente assumido por Jesus Cristo, Cabeça, e pela Igreja que é Seu corpo[3].

A ciência teológica será apresentada de maneira expositiva, embasada nos conteúdos das Sagradas Escrituras, da Tradição e do Magistério Eclesiástico como garantia de um anúncio fiel à Doutrina de Jesus Mestre, Sacerdote e Guia dos fiéis. A Escola de fé será realizada em três ciclos: o primeiro será o ciclo bíblico-teológico, o segundo aprofundará diversas disciplinas teológicas, de âmbito mais dogmático, e o terceiro apresentará uma abordagem pastoral.

Intercalando as disciplinas que compõem o curso haverá oficinas de dinâmica de grupo, liderança e planejamento pastoral como alternativas de fortalecimento metodológico do ser e agir pastoral da comunidade de fé nas diversas instâncias da Paróquia.